(61) 98609-0981

NO AR

Alternativa FM Sobradinho-DF

alternativapopularfm.com.br

Cidade

O descarte irregular de lixo pode gerar multas, além de trazer grandes transtornos à população

A má prática provoca acúmulo de resíduos nas bocas de lobo, causando enchentes durante épocas de chuvas

Publicada em 07/12/21 às 08:48h - 102 visualizações

por Alternativa FM Sobradinho-DF


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Alternativa FM Sobradinho-DF)
(crédito: iStock)

Jogar lixo na rua é crime, podendo gerar multa para quem lançar restos de qualquer natureza em locais como vias, praças, jardins e logradouros públicos no Distrito Federal. Entretanto, a população ainda insiste na prática que pode causar muitos transtornos, principalmente nas épocas de chuva.

Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - Adasa, quando os resíduos sólidos são descartados de maneira incorreta acabam causando problemas ambientais e de saúde pública. O acúmulo desses resíduos em vias e logradouros públicos atraem vetores de doenças e no período de chuva podem obstruir os sistemas de drenagem de águas pluviais, contribuindo com a ocorrência de enchentes, muito comuns em algumas áreas do DF.

"Por esses motivos, é importante que os cidadãos armazenem adequadamente os resíduos sólidos gerados em suas residências e os disponibilizem para coleta pelo Serviço de Limpeza Urbana - SLU"Adasa

Em 2020, foram recolhidas pelo poder público 603 mil toneladas de entulho em logradouros e vias públicas, como mostram dados do SLU, monitorados pela Adasa. Esse dado demonstra que é necessário uma maior conscientização da população em relação aos locais adequados para dispor seus resíduos. O DF Legal é o órgão responsável pela fiscalização da disposição de resíduos em locais inapropriados.

Constantemente, a Adasa promove campanhas que visam conscientizar os brasilienses de que o seu comportamento é fundamental para o pleno funcionamento do sistema de drenagem urbana. Atualmente, a agência reguladora apresenta a campanha “O descarte consciente evita enchente”, onde é apresentada a importância do descarte correto do lixo doméstico.

A ação propõe uma reflexão sobre o papel coletivo da população no escoamento da água que, sendo afetado pelo descarte irregular do lixo, pode acarretar riscos ao meio ambiente, gerando transtorno durante as épocas de chuva no DF.

Segundo a Adasa, ocorrências de entupimento de bocas de lobo por lixo doméstico têm sido comuns em Ceilândia, assim como já ocorreram casos de obstrução decorrentes de restos de obras no Plano Piloto.

Sobre a Adasa - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal

Criada em 2004, a Adasa foi a primeira agência brasileira de regulação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário e, simultaneamente, de regulação e gerenciamento dos usos da água.

Hoje, a área de atuação da agência compreende, além de diversos usos da água e saneamento básico, que engloba o esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, a fiscalização de energia e a distribuição de gás canalizado de petróleo e seus derivados. Por delegação da União, energia elétrica, petróleo e seus derivados devem ser fiscalizados por meio de convênio com as agências reguladoras federais.

Por isso, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - Adasa proporciona campanhas permanentes que visam conscientizar a população de que seu comportamento é fundamental para o pleno funcionamento do sistema de drenagem urbana, promovendo ações nas ruas, escolas, mídias, entre outros.

Você pode conferir o vídeo da campanha “O descarte consciente evita enchente” acessando o link e saber mais sobre as ações e regulação do serviço público de drenagem urbana no DF acessando o site da Adasa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(61) 98609-0981

Visitas: 29727
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2024 - Alternativa FM Sobradinho-DF
Converse conosco pelo Whatsapp!